Em tempo de coronavírus, corretores são orientados sobre cuidados com a saúde

Em tempo de coronavírus, corretores são orientados sobre cuidados com a saúde

Em tempo de coronavírus, corretores são orientados sobre cuidados com a saúde

Creci faz cartilha sobre o home office e especialista diz que, em casa ou na imobiliária, é preciso desinfectar o local de trabalho

Em tempos de coronavírus e quarentena quase todas as profissões tiveram de se adaptar a uma nova realidade. No ramo imobiliário não foi diferente, vindo a atingir desde a parte de atendimento nas imobiliárias até o dia a dia dos corretores. O trabalho em casa, o chamado Home Office, ganhou mais espaço no mundo dos imóveis, mas a atividade presencial permanece, agora exigindo alguns cuidados. 

Para orientar melhor os profissionais da área, o Creci (Conselho Regional de Imóveis) chegou a criar uma cartilha com orientações sobre os novos tempos. A intenção é preparar a categoria para esta época de isolamento social em razão do novo coronavírus.

Quem trabalha com imóveis sentiu mudanças consideráveis não apenas no mercado, mas até na forma de se portar no cotidiano. Pois, com restrições para ir às ruas e mostrar o imóvel, em um primeiro momento ficou mais complicado de concretizar a venda. 

Para piorar, os compradores também não estão querendo sair de casa, o que complica ainda mais a situação. Diante disso, o trabalho remoto é uma boa alternativa, que torna-se perfeita se compartilhada, sempre que possível, com o bom trabalho de campo. 

No caso do corretor de imóveis, exercer a atividade profissional em casa ou nas ruas exige um novo comportamento. No home office é preciso disciplina, já nas ruas a atenção deve ser redobrada visando preservar a saúde do profissional e do cliente.

Cuidados com a higiene

Tanto em casa quanto nas ações externas, o corretor de imóveis deve dar uma grande atenção para a higiene. Lavar as mãos e limpar objetos usados com frequência é obrigatório, assim como manter limpa a mesa e o local de trabalho.

Aparelhos eletrônicos, notebook, telefone celular e outros objetos devem ser higienizados rotineiramente com álcool gel. Já nas ruas a orientação é usar máscaras e evitar aglomerações. E ao fazer visitas a imóveis, usar luvas é uma opção a mais para evitar algum tipo de contaminação. 

De acordo com o presidente do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), João Teodoro da Silva, é preciso cuidar da própria saúde e das pessoas à sua volta. “Lave bem as mãos com sabão a cada hora e evite esfregá-las nos olhos, nariz e boca”, orienta.

Ele cita ainda outras medidas, algumas delas também recomendadas pelo Ministério da Saúde, como manter álcool em gel à disposição e proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. “Use máscara quando em contato com pessoas desconhecidas e higienize frequentemente óculos, maçanetas e corrimãos”, completa o presidente do Cofeci.

Vale ainda ficar atento não apenas às orientações de entidades de classe como o Conselho Federal de Corretores, mas principalmente a todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) no que se refere à prevenção da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a OMS, a luta contra a doença no Brasil e no mundo também inclui adotar práticas alimentares seguras e evitar contato próximo “com qualquer pessoa que mostre sintomas como tosse e espirros”.

Desinfecção das imobiliárias

Especialista em segurança do trabalho e certificado pela OMS, o brasileiro Rony Jabour diz que realizar a desinfecção correta é muito importante para se evitar o novo coronavírus. 

“Não sabemos onde está contaminado, quais locais estão livres do vírus. E não sabemos também onde as pessoas infectadas tocaram, então, é preciso providenciar a descontaminação”, falou ao Blog Mercado Imobiliário. 

Segundo ele, a limpeza de uma imobiliária é diferente, por exemplo, de uma lavanderia ou um restaurante. “É preciso saber quais produtos químicos e as quantidades a serem utilizadas em cada situação, local, área…”, orienta.

Jabour é brasileiro, mas mora em Boston, nos Estados Unidos, onde oferece treinamentos para o OSHA, órgão do governo federal americano responsável pela segurança do trabalho. Ele diz que nos EUA a volta ao cotidiano exigirá uma desinfecção completa nos locais de trabalho, o que não deve ser muito diferente no Brasil.

“No caso das imobiliárias, é preciso limpar tudo muito bem para reabrir após a quarentena. E no trabalho deve-se usar proteção adequada, como a máscara”, explica. Especialista na área, Jabour ministra em inglês e português um curso sobre prevenção ao coronavírus. 

Home Office

Em São Paulo o Creci lançou uma publicação para orientar a categoria no período de isolamento. As recomendações se referem, principalmente ao trabalho remoto, uma preocupação já que muitos corretores não estão habituados com as novas tecnologias. 

Para o Conselho dos Corretores de Imóveis, a disseminação do Covid-19 tornou obrigatório o trabalho remoto. O complemento das atividades em casa é visto como essencial para o profissional dar conta das demandas, já que as atividades externas estão restritas.

Trabalhar em casa, porém, não é uma tarefa tão simples, mas sim um grande desafio. O Creci alerta para as surpresas, como, por exemplo, as interrupções. Entre elas, “o cãozinho que late para brincar, os filhos fazendo arte e o telefone da família que toca”, explica a cartilha voltada aos corretores.

Para o Creci paulista, o sucesso no home office também passa por quesitos como “automotivação, disciplina e uma rotina rigorosa”. Uma das orientações é vestir roupas adequadas, como se fosse trabalhar, ao se levantar pela manhã.

Com isso você evitará ser pego de surpresa, por exemplo, se for chamado para uma teleconferência ou uma chamada de vídeo com um cliente. Outro ponto importante é usar mesa e cadeira, evitando trabalhar deitado ou com outra postura inadequada.

Respeitar o horário de trabalho, com a carga seguindo o período habitual, é outra medida importante no home office. Isso inclui, inclusive, obedecer as pausas para as refeições.

Outro ponto a ser observado é o que diz respeito ao relacionamento com os clientes e colegas de imobiliária. Manter os contatos, usar o telefone, whatsapp, videochamadas e emails complementa os relacionamentos e é muito importante para tudo dar certo.

Quando o trabalho estático, sobretudo no computador, for muito extenso, vale fazer pequenas pausas para fim de relaxamento. Tomar um café ou um chá e realizar alongamentos antes de retomar as atividades pode ser uma opção.

Novos negócios 

A expectativa a partir de agora é de que, passado um período de muita retração com o confinamento social, os negócios imobiliários venham a ganhar um novo ritmo nos próximos meses. As linhas de créditos e outras medidas anunciadas pelo governo federal devem ajudar a movimentar o setor.

Por isso, é bom para os corretores de imóveis estarem atentos a esta nova realidade de mercado. Afinal, novos negócios brotam diariamente no setor, mas em época de pandemia o cuidado deve ser redobrado no trabalho.

Deixe uma resposta