O Home Office dentro do mercado imobiliário

O Home Office dentro do mercado imobiliário

Saiba como esse novo normal atingiu diversos setores e como funcionou para ser a mais nova realidade de trabalho.

A pandemia do coronavírus trouxe consigo, desde março de 2020, mudanças na rotina de toda a população mundial. Chamado de “o novo normal”, a pandemia alterou, também, o dia a dia de empresas e negócios. Com isso, o mercado imobiliário também foi afetado, e agora o home office é uma realidade para esse setor também. 

Uma pesquisa divulgada pelo Jornal da USP, Universidade de São Paulo, relatou que 70% dos entrevistados gostariam de continuar trabalhando em modo home office, com 19% que são contra e outros 11% indiferentes à essa questão.

Porém, antes de entender as vantagens e o modo que o mercado imobiliário está funcionando, devemos entender o conceito. Você sabe o que é home office?

Afinal, o que é home office?

O termo, usado majoritariamente em inglês, significa escritório em casa. Home Office é a nova realidade de trabalho. 

Nela, as pessoas trabalham de forma remota, em casa, mas ainda sim prestando serviço a uma empresa. Na verdade, ela é mais comum do que parece, como veremos em outras partes do texto. 

Agora que você já sabe o que é home office, precisamos entender a divisão dele em duas categorias:

  • Home Office Permanente

Nela, a empresa determina, desde sua criação, que os funcionários vão poder trabalhar de casa. São empregos mais livres, que possuem a liberdade de ficar em suas residências. É o caso de youtubers, por exemplo, que fazem seu conteúdo diretamente de casa. 

Outra forma muito comum de home office são os trabalhos freelancer, ou seja, empresas contratam funcionários para realizar algumas tarefas, com o profissional autônomo e com o serviço mais livre, podendo ser feito de casa. 

Apesar de ser num ambiente único para cada um, suas casas, a prestação de serviço para uma empresa continua sendo de grande responsabilidade, por isso a importância de saber trabalhar de casa. 

  • Home Office Temporário

Muito comum durante a atual pandemia, essa categoria é quando os funcionários, que antes trabalhavam diretamente no local da empresa, passam a uma nova realidade de trabalho, ou seja, diretamente de casa. 

Alguns dos vários exemplos são call centers, alguns funcionários internos de bancos e escritórios no geral. É nessa categoria que o trabalho imobiliário se encaixa, e agora vamos te explicar melhor como isso funciona. 

Home Office dentro do mercado imobiliário

A prática de home office não é tão nova quanto parece. Dentro do mercado imobiliário, ela pode funcionar também, como já vem acontecendo. Para isso, o profissional precisa organizar o espaço de trabalho, manter a disciplina e saber separar o tempo profissional e familiar, por exemplo. 

Além disso, organizar o tempo também é fundamental, já que em casa podemos ter algumas distrações diferentes do local físico da empresa.

A possibilidade de home office e desse novo normal aconteceu devido, também, aos avanços tecnológicos que atinge a sociedade diretamente. Através dele, no setor imobiliário, por exemplo, o cliente pode ver fotos das residências antes de conhecer, ou mesmo entrar em contato com os funcionários da imobiliária, apenas pelo seu celular.

Não só isso, a tecnologia, que avança mais a cada dia, possibilitou o home office dentro do mercado imobiliário. Com isso, facilitou e aproximou, também, o contato entre o cliente e a empresa.

O novo normal e a nova realidade de trabalho

Apesar de agora, durante a pandemia, o trabalho home office ter atingido muito mais pessoas, a verdade é que ele já existia. A diferença, no entanto, é que agora as empresas foram obrigadas a aderir a esse modo por causa do isolamento obrigatório decretado pelos municípios.

Uma pesquisa feita pelo MindMetre Research, por um pedido da International Workplace Group (IWG), divulgado pela Veja, entrevistou 18 mil pessoas em 96 países diferentes. Nela, os resultados mostraram que mais de dois terços dos executivos já trabalhavam de home office pelo menos uma vez na semana. 

Essa pesquisa foi divulgada em 2018, o que já mostrava o avanço do home office em diferentes partes do mundo, antes mesmo de uma pandemia em termos mundiais. 

Porém, apesar de muitas empresas ainda estarem em home office mesmo após meses de pandemia, a estimativa é de que esse modo de trabalho faça parte do novo normal de forma permanente. 

No Brasil, por exemplo, 30% das empresas declararam que devem continuar com o trabalho remoto. Isso foi divulgado no site da IG, e a pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Alguns nomes presentes nesta nova estimativa são empresas como Nubank e Ajinomoto

Isso pode estar acontecendo devido a diversos fatores. Estes, afetam, também, a rotina das empresas e negócios, incluindo o home office dentro do mercado imobiliário, que também aderiu a essa nova realidade. Os fatores são esses:

  1. Praticidade e conforto do home office

De casa, os funcionários se sentem mais confortáveis, por exemplo. Ao mesmo tempo que mais livres. 

  1.  Segurança

A mesma pesquisa divulgada pela IG mostra que o resultado se dá ao fato de que os funcionários se sentem mais seguros trabalhando de casa. Diversos fatores podem influenciar isso, como não precisar se locomover até o local de trabalho, não correr o risco de acontecer um imprevisto no  meio do caminho, como acidentes entre outros.

  1.  Tempo reduzido

A vantagem de ter menos tempo para começar a trabalhar e não precisar enfrentar um possível trânsito no caminho também deve ser avaliada. Imprevistos sempre podem acontecer quando saímos de casa, o que facilita quando trabalhamos de maneira remota. 

  1. Menores custos

Por fim, é um benefício também para a empresa. Além de não precisar pagar vale transporte, já que o funcionário trabalha de casa, outro fator muito considerável é a redução de custo de energia e água, que uma empresa precisa ter no seu local de trabalho para os funcionários. 

Como cada um está na sua casa e algumas empresas fechadas, essas contas foram reduzidas drasticamente. 

Essas são algumas vantagens do home office. Como observado, é importante relatar que tudo isso necessita, também, de uma organização de espaço e tempo quando trabalhados de casa. 

No mercado imobiliário, não deixa de ser diferente. A possibilidade de home office se estender também estão acontecendo, e a tendência é que passe a ser parte permanente deste novo normal. 

Para ficar por dentro dessa mudança e de mais notícias sobre a construção civil e o mercado imobiliário, não deixe de ler outros textos do CliqueiMudei.

Além disso, a CliqueiMudei pode servir para ajudar os corretores a aderirem a esse novo normal. Assim, o setor imobiliário fica cada vez mais por dentro das tecnologias e consegue atingir clientes de diversos segmentos, principalmente o digital. 

Leia também: Mercado imobiliário no Brasil Pós Pandemia.

Deixe uma resposta