Novo cenário no mercado imobiliário!

Novo cenário no mercado imobiliário!

A nova tendência do setor são os imóveis com mais cômodos, mais amplos e mais estruturados.

Com o atual cenário que o mundo enfrenta, o de isolamento social mediante à crise do Covid-19, as pessoas estão percebendo novas necessidades para moradia. 

Em todos os setores da economia as demandas por produtos estão sendo resignificadas. Objetos não essenciais muitas vezes caem em desuso nesse período e consequentemente a procura pela compra deles também sofre drástica retração. 

No setor imobiliário a situação não é diferente, as pessoas estão passando muito mais tempo dentro de seus lares por causa do isolamento social para conter o avanço do vírus. Diversas tarefas estão sendo realizada nesse momento, como home office, alguns fazem exercícios físicos, aproveitam o tempo para estudar ou usufruir de serviços de streams e outros acabam fazendo pequenas alterações na casa.

O fato é que as pessoas estão vivendo por dias isoladas e tendo apenas o ambiente de sua moradia para exercer qualquer atividade. Por isso, novas necessidades para moradia estão sendo observadas por muitos.

Recentemente a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação ― Agência Brasil)  fez uma entrevista com o co-fundador da Loft e ele apontou essa nova tendência dizendo: “com uma pesquisa que a gente fez recentemente percebemos que as pessoas estão querendo se mudar para casas maiores”.

O fato é que o cenário pós-coronavírus trará novas perspectivas para o mercado imobiliário, uma delas será a procura por imóveis mais amplos para viver.


Acesse a entrevista na íntegra feita pela EBC com o João Vianna clicando aqui.


A procura por imóveis maiores é uma realidade dessa década

Em um estudo desenvolvido pelo Linkedin e pela WGSN, o qual o foco era falar do futuro do trabalho, assuntos como trabalho freelancer e home office já é uma realidade desde o final do século passado, pois de acordo com dados coletados o mundo tem se tornado cada vez mais digital e por isso as pessoas podem trabalhar em suas casas.

Esse cenário já é uma realidade há alguns anos para milhares de brasileiros, agora com a pandemia a tendência é que ele seja amplificado. 

Quanto mais tempo as pessoas permanecem em seus lares para desenvolver diversas atividades, mais eles precisam ser completos. A ideia agora é que a residência não seja apenas um ambiente para morar (dormir,  comer e estar com a família), mas também para fazer pequenos eventos, estudar à distância e principalmente trabalhar. 

Com essas novas características surge esse novo cenário no mercado imobiliário. As pessoas querem imóveis com mais cômodos!

Esses acontecimentos podem ser bons para os proprietários de grandes imóveis, mas com certeza é ruim para aqueles que ofertam pequenos apartamentos ou casas. 

Imobiliárias, corretores e incorporadoras precisam se adequar a esse novo cenário, veja como: 

Valorize o imóvel o deixado mais atrativo a todos os olhos

Imóveis com mais cômodos, com certeza, enchem mais os olhos de quem procura por uma nova residência, mas se eles não estiverem bem conservado e oferecerem praticidade e conforto, rapidamente eles deixam de ser uma opção na lista das pessoas. 

Casas ou apartamentos grandes com uma infraestrutura baixa ou com a necessidades de reparos geram muitos problemas para novos moradores, por isso se você quer ter sucesso em achar um bom inquilino ou comprador, invista em ornamentar o imóvel e deixá-lo mais atrativo. 

Quando o imóvel é pequeno, seja um apartamento ou seja uma casa, ele necessita ainda mais ser trabalhado para atender às expectativas das pessoas. 

Cômodos pequenos requerem mais atenção para organização e um design inteligente para serem aproveitados. Imóveis que não atendem a esses requisitos ficam para trás no mercado. 

Como deixar o imóvel mais atrativos para venda ou locação?

Existem dois passos básicos para que mesmo os imóveis menores você consiga os deixar mais chamativos aos olhos dos clientes, são eles:

  1. Faça bons anúncios

A procura por imóveis maiores cresceu, mas como dito, essa demanda se dá pela necessidade de espaços mais completos, para que assim seja possível realizar mais atividades sem sair de casa, principalmente trabalhar. 

Muitas imobiliárias não investem em anúncios de qualidade e por isso nem sempre alcançam sucesso nas negociações. Portais imobiliários, imobiliárias e startups desse setor que apostam em tecnologia proptech conseguem expandir seus serviços e consequentemente aumentar as vendas e locações. 

Com uso de ferramentas tecnológicas é possível fazer vídeos 360o, fotos 360o, imagens com alta resolução e até realidade virtual. A primeira etapa para chamar a atenção de qualquer cliente é investir nisso, em divulgar o imóvel!

  1. Reforme o imóvel

Deixar o imóvel impecável, com as paredes pintadas e sem manchas, podendo ser até de branco ou outra cor sólida, desde que esteja com aspecto homogêneo e todas as partes do local, como os banheiros, janelas, portas, pias, funcionando perfeitamente são algumas coisas básicas para qualquer residência que esteja anunciada. 

Agora, investir em alguns detalhes criam um diferencial para a residência. 

A instalação de algumas peças, como gabinete na cozinha, no banheiro e na lavanderia, box no chuveiro, persianas nas janelas, também ajudam a destacar o imóvel. 

Pessoas que estão em processo de mudança, seja para a primeira residência ou não, procuram sempre meios de facilitar o processo. Quando o imóvel está mais “pronto” para morar, com certeza ele torna-se uma forte opção para qualquer um.

Outro ponto importante é o ampliamento ou otimização dos espaços. Alguns ambientes residenciais nem sempre são projetados para alguém que trabalhe em casa. É comum ver as pessoas criando escritórios improvisados nos quartos, nas salas ou em outros cômodos. Ofereça um local já para isso, o reforme e dê essa ideia ao cliente.

Não fique para trás em tecnologia!

Como já mencionado, empresas do ramo imobiliário que trabalham com tecnologia proptech conseguem oferecer serviços melhores para os clientes. O cenário pós-pandemia está fazendo com que a procura por imóveis maiores aumente, mas essa é apenas uma das tendências; para estar antenado nas últimas notícias do mercado imobiliário, fique atento às publicações deste blog!

Deixe uma resposta