Você sabe o que é construtech?

Você sabe o que é construtech?

Entenda aqui a definição e a importância da construtech para o mercado imobiliário.

O advento da tecnologia altera toda nossa vida em sociedade. Além de facilitar e agilizar rotinas que antes eram mais manuais ou até mesmo para estabelecer uma conexão melhor com seu público, a tecnologia serve para muito além do que podemos imaginar. Mas qual sua função dentro do desenvolvimento no mercado imobiliário?

A tecnologia atinge diversos setores, desde mercados que passam a usar caixas robôs que os próprios clientes passam as suas compras, até mesmo aspiradores que limpam a casa sozinhos, sem precisar de uma ação humana para isso. Outro exemplo importante é a internet, que foi uma das grandes revoluções do mundo tecnológico.

Um estudo chamado TIC Domicílios divulgado pelo portal da Globo, G1,  em 2019 e realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC, mostrou que 70% da população do Brasil já tem acesso à internet. Isso pode representar cerca de 126,9 milhões de pessoas. Em 2018, esse número era de 116 milhões.

Ou seja, além das inovações tecnológicas surgirem a todo tempo, o aumento das pessoas que possuem acesso a internet também cresce bastante todos os anos, e isso faz com que mais pessoas conheçam e tenha acesso a essas novas tecnologias do mundo.

Todos esses dados e análises nos levam a pensar na tecnologia que atinge tantos setores. Científico, com uso de microscópios mais eficientes, educacional, com diversos livros didáticos e aulas onlines disponíveis, e também o da construção civil.

Nela, a tecnologia pode ser vista desde um site para a empresa divulgar suas construções, até o contato facilitado entre cliente e vendedor. 

Como exemplos de grandes inovações tecnológicas que mudaram o mundo, tivemos o rádio, a televisão, o telefone móvel e a internet. Não só isso, outras tecnologias também muito importantes abrangem o mercado imobiliário, como a construtech. Mas você sabe o que é construtech?

A construtech e o mercado imobiliário: afinal, o que é construtech?

A construtech é o uso da ferramenta tecnológica no setor da construção civil e no mercado imobiliário. Ou seja, a empresa usa a tecnologia, tanto no setor da construção, como durante ela e ainda depois do empreendimento do imóvel.

Ainda sim, são startups, como define o site do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ou seja, construtech são empresas que estão montando seus negócios, seja desde seu surgimento e crescimento, até a busca por um modelo que seja o ideal para a empresa, mas ainda no campo das incertezas. 

Apesar de ter “start” em seu nome, que significa começar em inglês, nem sempre as startups são as que estão começando. A melhor definição, como defende o SEBRAE, é a de estar num local sem ter certeza de sucesso no futuro. 

Agora que você já sabe o que é construtech, alguns grandes exemplos de startups de sucesso mundial são empresas como a Uber, Facebook, Airbnb e ainda o Spotify

No mercado imobiliário juntamente com a construção civil, a construtech pode representar diversos segmentos:

  • Orçamentos e compras de materiais
  • Gestão de obras
  • Reformas e conexão entre outros profissionais

Em cada uma delas, há suas especificidades. Os orçamentos e compras de materiais podem auxiliar as construtoras a negociarem sobre os valores dos materiais utilizados. A gestão de obras auxilia o monitoramento da obra que estão executando. 

As reformas e conexão entre outros profissionais facilita o contato entre a construtora e os engenheiros e arquitetos da obra, por exemplo. 

Existem diversos outros tipos de construtech, mas sempre tentam facilitar o trabalho das construtoras, implementando a tecnologia nessa relação. Por isso, a construtech no mercado imobiliário parece facilitar os trabalhos manuais.

Qual a importância da construtech no mercado imobiliário?

Além de facilitar as funções dentro das construtoras, a importância da construtech parece ser muito mais do que isso. Segundo Bruno Loreto, CEO da aceleradora Construtech Ventures, o setor da construção civil é um dos piores em índices de tecnologia. Ele afirma que é o segundo em adoção de tecnologia no mundo.

Por isso, a inovação no mercado imobiliário, no setor tecnológico e agora presente na importância da construtech, apesar de difícil contato entre as bases tradicionais das construtoras, hoje é uma inovação que parece mudar o setor do mercado imobiliário. 

Ela é importante, também, no desenvolvimento deste setor. Como observado anteriormente, cada vez mais pessoas estão aderindo à tecnologia e tendo acesso à rede de internet. Por isso, muitos estão sempre atrás de novidades e de inovações tecnológicas.

A construtech e o mercado imobiliário possuem um canal de interação que ainda está se desenvolvendo, porém de grande importância. A inovação no mercado imobiliário parece estar intensificando essa interação.

Além de facilitar o contato com os clientes e diminuir o trabalho manual, o uso da tecnologia pode ser de grande importância para desenvolver mais ainda o setor e atingir ainda mais pessoas que estão mudando para o lado tecnológico do mundo. 

Se você está a procura de um imóvel de qualidade e num lugar de confiança, você pode acessar o Cliquei Mudei. Com certeza achará o que procura.

Além disso, se você gostou desse conteúdo e quer continuar por dentro das novidades do mercado imobiliário e da construção civil, acompanhe o blog do Cliquei Mudei. Você pode ler conteúdos como o novo programa de financiamento imobiliário, ou ainda como está o cenário da construção civil na pandemia

Esses são só alguns dos conteúdos que você encontra por lá. Para mais informações ou dúvidas, você pode entrar em contato com a equipe. Se você quiser anunciar um imóvel, o Cliquei Mudei também te oferece essa plataforma de anúncio em seu site. 

O  importante é ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário. A construtech, por fim, é uma inovação no mercado imobiliário que promete um grande desenvolvimento da área.

Gostou deste conteúdo? Veja outras notícias no site Cliquei Mudei e fique sempre atualizado sobre o setor!

Leia também: Regtechs, Fintechs e Proptechs. A saída para o mercado imobiliário

Deixe uma resposta