Como usar a tecnologia para contornar a crise do COVID-19?

Como usar a tecnologia para contornar a crise do COVID-19?

O mercado imobiliário pode ser amplamente atingido pela situação que vivemos, entenda como a inovação tecnológica pode ajudar a superar esse momento.

O mercado imobiliário, assim como a economia mundial, está sujeito a sofrer os desdobramentos da pandemia do COVID-19; diversas medidas estão sendo tomadas a fim de minimizar os impactos para o setor, como é o caso do que a Caixa Econômica Federal anunciou: 6 meses de carência para os novos financiamentos imobiliários, beneficiando pessoas físicas e construtora. 


Caso você queira saber mais sobre o assunto, leia a matéria completa aqui.


O fato é que com a economia balanceada o cenário torna-se instável para aquisição de um novo bem de valor, como uma casa, um apartamento ou outro tipo de imóvel. O que fazer então para sair da crise do COVID-19 e contornar, ao máximo, os desdobramentos da economia balanceada no Brasil? 

A resposta é simples, apostar em tecnologia para contornar a Crise do COVID-19 e estar cada vez mais presente no ambiente online!

Para podermos exemplificar melhor os benefícios do uso tecnológico para o setor, entrevistamos o André Cabral, CEO da CliqueiMudei, e o Tiago Galdino, CFO do Imovelweb. Ambas empresas são portais de classificados online que trabalham com imobiliárias usando tecnologias para contribuir com o avanço nesse setor.  Veja a seguir a matéria com dicas para esse período em que vivemos. 


Os portais imobiliários

Antes de tudo vamos às definições!

Para poder entender como a tecnologia está sendo empregada no mercado imobiliário a fim de o inovar, é preciso compreender um termo muito importante no momento, os portais imobiliários ou também conhecidos como plataformas de classificados online. 

Mas você deve estar se perguntando: “por que é necessário entender isso para sair da crise do COVID-19?” A razão é que o novo jeito de comercialização de bens e serviços oferecidos por esses canais empreendedores acabaram gerando inovação tecnológica no comércio, o que pode ser visto no mercado imobiliário pelo uso da tecnologia dessas proptechs.

Aposte em tecnologia – proptechs!

Esse termo é comumente confundido com “fintech”, são semelhantes em alguns pontos, mas proptech é algo específico para o mercado imobiliário. 

Para você compreender melhor pense no formato padrão de uma imobiliária, uma empresa física com uso de algumas tecnologias, como o CRM, que faz a captação de imóveis, terrenos e depois os anuncia para venda ou locação. Ela é a agente responsável por fazer esse intercâmbio de bens e financeiro. 

Dentro de uma imobiliária padrão, como já descrevemos, existem algumas etapas burocráticas para a realização de um novo negócio, esses estágios dificultam o objetivo de alcançar o consumidor e é nesse aspecto que as protechs entram.

Essas tecnologias vieram para desburocratizar o mercado e surgiram com as novas formas de trabalhar no setor imobiliário, a premissa é apostar em mecanismos virtuais para resolver determinados problemas mercadológicos, como softwares, hardwares e materiais físicos inteligentes (no caso da construção civíl).

Em entrevista, Tiago Galdino afirmou que a tecnologia é uma grande aliada nesse contexto em que vivemos e ele relata já ter visto resultados bons mediante à crise por a Imovelweb ser uma empresa de tecnologia e totalmente digital, e explica que tal fato talvez seja mais rápido em seu negócio devido a essas características.

Sair da crise do COVID-19 sem ser amplamente afetado não é algo que todos os segmentos do mercado conseguirão, mas para quem investir no digital os impactos podem ser menores.

André Cabral conta que a CliqueiMudei é uma startup recente no mercado, porém mesmo com apenas quatro meses de atividade o portal já utiliza sistemas de inteligência artificial, curadoria e outras tecnologias desenvolvidas para ajudar as imobiliárias anunciantes a obterem resultados qualificados. 

Esses formatos de trabalho proporcionam que apesar da crise os negócios aconteçam. A CliqueiMudei esta trabalhando com todos seus colaboradores em home office, abrindo novos clientes em suas regiões e fazendo a manutenção das contas, totalmente de forma on-line. 

André ainda relata que a busca de imóveis aumentou muito no portal, as pessoas estão em casa com mais tempo, mais abertas a contatos e com oportunidades de pesquisar por casa ou apartamentos na internet, ele fala que por tais fatos quem souber aproveitar o momento colherá bons frutos no futuro.

No início da crise no Brasil, há cerca de um mês, a Imovelweb viu uma queda de vinte por cento nas busca por imóveis online, mas a partir da quarta semana foi possível enxergar a retomada dessa audiência nos mesmos patamares ― assim explica Tiago.

Ele continua dizendo que o impacto financeiro é inevitável, pois as imobiliárias e construtoras reduzem suas receitas, devido ao isolamento, sem poder agendar visitas e concluir negociações. 

Entretanto, para quem foca em estar presente na internet esse problema pode ser contornado, como já visto, levando em consideração que é possível trabalhar os leads e a prospecção ― assim diz Cabral; a quantidade de tempo de uma compra ou locação no futuro pós pandemia diminuirá se os leads já forem trabalhados, dando a atenção aos clientes, agora.

Dicas para sair da crise do COVID-19 com o uso da tecnologia

Caso trabalhe apenas como uma imobiliária física, aposte em ganhar espaço online. Invista em portais imobiliários, é mais barato e rápido sua iniciação digital.

Por exemplo, a Imovelweb utiliza uma ferramenta para avaliar a qualidade dos anúncios feitos, e eles dão essa dica a outros profissionais da área. Já a CliqueiMudei ajuda a imobiliária a selecionar os melhores anúncios de forma automática (inteligências artificial) e depois os mesmos ainda passam por uma curadoria para que o anuncio publicado no portal seja realmente qualificado para busca do cliente.

Tiago Galdino aconselha que todos que trabalham no ramo, sejam imobiliárias ou portais de classificados, apostem em melhorar os anúncios, as fotografias, dar informações mais completas e detalhadas do imóvel e da região, usar vídeos 360° e ter contato com os interessados diretamente via Whatsapp; usar tudo que a tecnologia proporciona.

A ideia é simples, facilitar para o consumidor e atraí-lo mostrando que o investimento, mesmo em tempos de crise, pode ser seguro quando feito com as ferramentas certas. Aproveite o momento, entenda as necessidades do cliente e olhe para o futuro, para finalizar essa é a dica do André Cabral. 

Deixe uma resposta