O que é REaaS ― a nova tendência no setor imobiliário

O que é REaaS ― a nova tendência no setor imobiliário

Atualmente os imóveis são comercializados pensando nas necessidades dos homens deste século, isso fez surgir uma nova tendência no setor imobiliário. O mercado pede cada vez mais ambientes completos e funcionais!

A tecnologia e o mercado imobiliário sempre andaram juntos, assim como as outros segmentos comerciais da indústria. O perfil dos trabalhadores, das relações comerciais e das pessoas mudou com os avanços tecnológicos. Agora o setor imobiliário acompanha as novas vontades e necessidades de cada indivíduo, as novas transformações.

Estudos do Linkedin e da WGSN apontam que 85% dos cargos trabalhistas existentes em 2030 ainda não foram criados, e esse cenário se dá por causa da automação da indústria que acontece já no presente, pois tendo um ambiente mais automatizado novas carreiras trabalhistas surgirão. 

O fato é que a o futuro do trabalho muda as necessidade das pessoas ao procurarem moradias para viver no presente, pois agora a praticidade é algo que precisa estar na rotina do homem do século vinte e um. 

A rapidez das informações e a evolução tecnológica também causam distanciamento social, por isso o que se tem criado é para ajudar esse perfil de pessoa, que precisa de coisas mais práticas e mais humanas. 

Diante desse cenário é que surge a REaaS, a mais nova tendência no setor imobiliário; atualmente ela está se desenvolvendo na América do Norte, mas promete ditar as regras do mercado imobiliário em vários países daqui para frente, inclusive no Brasil. 


Mas afinal, o que é REaaS?

A comodidade e a praticidade buscadas pelas pessoas refletiu em como a tecnologia e o mercado imobiliário se entrelaçaram. Hoje os imóveis comercializados não são apenas espaços físicos delimitados por quatro paredes, são também ambientes para serviços e para estimular as relações humanas. 

REaaS é exatamente isso. Um novo conceito que entende as necessidades tecnológicos e sociais das pessoas. Um conceito que entende o homem moderno.

A tecnologia

Uma das características desse novo formato é incluir tecnologias a fim de aumentar a comodidade e a experiências dos clientes. Qualquer coisa que deixe a planta original da construção melhor. 

É como se ao vender uma casa nos antigos padrões o corretor estivesse a comercializado de forma crua, sem adornos nenhum, mas agora quanto mais “vestido” e ornamentado o imóvel estiver, melhor será para atrair esse novo perfil de público.

Casas e apartamentos inteligentes, com espaços planejados para ofertarem mais conforto e praticidade para quem compra ou aluga. Isso não é algo exclusivo para novos empreendimentos, é algo presente e necessário também em imóveis mais antigos. O público aclama pelo novo.

As relações humanas

Entretanto, essa tecnologia não significa apenas imóveis mais funcionais, a tendência também é suprir as necessidades sociais do ser humano deste século; a ideia é desenvolver design inteligente a fim de estimular o convívio com outras pessoas.

Um exemplo claro sobre isso são as salas, corredores e espaço para relações sociais que estão sendo criados em prédios mais recentes para incentivar a interação  entre os moradores.

O site jornalístico estadunidense The National Digest, escreveu uma matéria sobre a REaaS e citou uma fala do Sid Landolt, presidente e cofundador da empresa de design e marketing imobiliário S&P; ele diz que a falta de planejamento e o design deficiente são a causa de haver ambientes mais frios e silenciosos nos imóveis.

Atualmente é cada vez mais comum espaços onde os moradores locais conseguem compartilhar parte do dia a dia; como os alojamentos privados, mas com áreas em comum, como salas, cozinha, quintal… 

Também existem pessoas que alugam ou vendem um imóvel dentro do próprio terreno, assim há maior proximidade entre as famílias. Há relações humanas mais estabelecidas.

Locações e ambientes de trabalho

Como já dito, as relações trabalhistas estão mudando e as projeções para o futuro são realidades ainda mais diferentes da que temos hoje. No entanto, as mudanças já ocorridas refletiram muito nos designs dos imóveis e na comercialização deles. 

Antes uma casa ou apartamento tinha apenas a função de moradia e convívio familiar, mas no final do século passado o trabalho de freelancer foi popularizado e isso fez com que muitas pessoas passassem a executar suas tarefas no conforto de seu lar.

Mas o que isso tem a ver com esse novo conceito? A essa altura pode ser que você esteja se perguntando novamente “o que é REaaS”, mas é simples. Se os ambientes de trabalho mudaram, o mercado imobiliário também muda, pois ele acompanha as necessidades das pessoas. 

Hoje é mais comum a flexibilização dos contratos de locação, algumas pessoas o fazem para durarem apenas meses ou dias alternados da semana, isso é para acompanhar o novo perfil do consumidor que procura por ambientes para trabalhar. 

Tecnologia e o mercado imobiliário ― Como a REaaS chegará ao Brasil?

Atualmente já existem diversas tecnologia ligadas ao setor imobiliário, a mais significante são as Proptechs: empresas especializadas no mercado de imóveis e que trabalha de forma digital. Podem ser startups, portais ou imobiliárias. 

O objetivo delas é usar a tecnologia como instrumento facilitador dos processos imobiliários ― compra  e venda. Os antigos formatos de negociação do setor são burocráticos e demandam muito tempo. Ser uma proptech é encurtar esse caminho usando ferramentas digitais, facilitando a negociação para ambas as partes, o corretor ou a imobiliária e o consumidor.

A experiência dos clientes também muda, pois eles conseguem realizar pesquisas mais imersivas sobre o imóvel e sobre a vizinhança, mas também conseguem conhecê-lo com o auxílio de tecnologias como vídeos em alta qualidade e até com realidade virtual.

Resumindo, mesmo longe fisicamente uma pessoa consegue ver os imóveis com detalhes e ter mais possibilidades de escolha por causa da tecnologia. 

A REaaS andará em parceria com as Proptechs, pois uma facilita a compra e venda de imóveis, fazendo as pessoas conhecerem melhor os produtos, enquanto a outra promete fomentar o desenvolvimento de ambientes mais funcionais, completos e integrados a fim de estimular as relações humanas.

É exatamente isso que o homem moderno busca: praticidade, negociações rápidas e imóveis completos.

Deixe uma resposta