O marketing e o mercado imobiliário: uma oportunidade de crescimento!

O marketing e o mercado imobiliário: uma oportunidade de crescimento!

Marketing no setor imobiliário é algo que já existe há um certo tempo, mas de forma mais tradicional. O modelo digital vem para abrir novos caminhos e oportunidades para essa indústria.

É fato que o Brasil e o mundo passam por momentos delicados atualmente. A crise do COVID-19 (Coronavírus) ainda alcança a maior parte do globo e afeta, diariamente, pessoas de todas as classes sociais. 

Hoje, a relação entre o marketing e o mercado imobiliário é vista, mais do que nunca, como uma solução para alcançar os possíveis clientes de uma imobiliária, portal ou startup. Diversas empresas ainda apostam no modelo mais tradicional de publicidade, aquele que já conhecemos, mas desde a revolução digital a comercialização e as relações de como vendemos/anunciamos mudaram.

Na maneira mais tradicional a divulgação de um determinado produto era feita de forma mais expositiva e direta, como em outdoors, comerciais de televisão e de rádio, anúncios em jornais, revistas e panfletagem; essa metodologia alcançava diversos públicos, até aqueles não necessários por não serem o alvo. 

As mudanças proporcionadas pela internet não foram apenas o encurtamento das distâncias entre as informações, mas também uma gama maior de páginas e conteúdos para os usuários, sendo assim, a maneira do marketing tradicional não é a única eficiente pois nesse cenário é possível inovar.

Nos dias de hoje é comum ver as pessoas chegando a produtos por consumir determinados assuntos de seu interesse na web e não apenas recebendo todo tipo de anúncio, mesmo que seja algo totalmente fora de sua realidade. 

Toda essa transformação possibilitou essa nova maneira que se tem de publicidade, o marketing digital.


O que é marketing digital

Alguns mercados começaram a apostar nessa modalidade de publicidade comercial antes de outros, mas sem dúvidas hoje ele é extremamente importante para quaisquer segmentos da economia, pois quem não está presente virtualmente de alguma forma é como se não existisse para muitas pessoas. 

Quando alguém pesquisa determinado assunto no Google é comum que depois apareçam anúncios referentes às buscas no próprio pesquisador, em redes sociais, como o Facebook, e em outros portais e janelas da internet. Esse fato se dá porque hoje é possível delimitar quem é seu público online, assim o anúncio fica muito mais efetivo, alcançando apenas potenciais clientes.

Para entender o que é marketing digital basta pensar nesses exemplo, mas se ainda não ficou claro, veja outro. 

Também é comum que muitos sites comerciais grandes tenham blogs respeitados e usados como fonte de informação por muitas pessoas, o motivo para isso é simples, por meio de conteúdos criativos os clientes podem conhecer a marca, os produtos, e consumirem mais. 

Essa é uma boa estratégia de marketing de conteúdo digital, que inclusive é amplamente usada por agências e sites comerciais. Por meio dele você consegue acompanhar métricas e ter os resultados em tempo real, o que permite criar e recriar campanhas e estratégias mais eficientes. 

Alguns termos muito comuns dentro dessa área que você precisa conhecer são:

Persona

O significado dessa palavra que utilizamos vem do Latim, o sentido é o humano, a personalidade; mas no marketing o conceito é de o cliente ideal, é o perfil do consumidor perfeito para determinada empresa.

Marketing de conteúdo

Como já mencionado, é a produção de conteúdo criativo para atrair clientes em potencial. A ideia é fazer conteúdos ricos e relevantes para que as pessoas consumam e por meio deles conheçam a marca e a empresa.

Leads

Esse termo também é usado no marketing tradicional, ele é um sistema de caracterização para os possíveis clientes, ou seja, aqueles que demonstraram algum tipo de interesse pela empresa ou pelos produtos/serviços. 

Um lead pode estar no topo, no meio ou no fundo de funil, isso significa o quando a pessoa está inserida na empresa, o quanto ela conhece os produtos. Esse sistema é bom para mensurar como as campanhas de marketing e a manutenção dos clientes está ocorrendo, se é de forma efetiva ou não.

O grande benefício do marketing e o mercado imobiliário andarem juntos

É cada vez mais comum as empresas migrarem para o digital, prova disso são os novos techs que se popularizam entre todos os setores da indústria, como: Regtechs, Fintechs e Proptechs

Mas para se destacar é necessário mais do que a tecnologia como agente transformador das formas de negócios, o marketing no setor imobiliário é muito importante para o sucesso das empresas do ramo. 

Seja uma imobiliária física ou uma imobiliária digital (portais e startups), uma boa campanha publicitária online significa visibilidade na rede e com certeza sucesso aumento das vendas.

Como fazer marketing digital no setor imobiliário?

Entenda o perfil de seu negócio

É comum que existam formatos diferentes de imobiliárias; há aquelas que têm apenas um escritório, outra que tem vários; algumas são geridas por uma ou duas pessoas e outras são grandes, com vários funcionários e corretores. Mas, também existem os portais e as startups, que podem ter qualquer uma das características citadas, mas geralmente são totalmente digitais. 

Entender o perfil de sua empresa significa saber quais tipos de imóveis você oferece e com quem eles conversam. 

Conheça seu público

Conhecer bem quem são seus clientes, o perfil de cada um, região onde moram ou procuram morar, problemas encontrados para fechar um novo negócio e outras informações, possibilita você definir qual é a sua persona, ou seja, como é o seu cliente ideal. 

A partir disso é possível traçar estratégias pensando em como alcançar esse cliente, como fazer as informações chegarem até ele. 

Invista em marketing de conteúdo

Monte uma boa estratégia de marketing, mas também invista em oferecer aos seus clientes mais do que anúncios. Ofereça conteúdos ricos e relevantes que podem o ajudar, como artigos, e-books, manuais, informações em geral a respeito do assunto moradia.

Caso tenha dificuldades aposte em fazer parceria com agências ou profissionais de marketing. 

De fato é essencial para qualquer setor da indústria estar presente na internet e saber usar isso a seu favor. Caso queira saber mais sobre o assunto leia também estes artigos:

Regtechs, Fintechs e Proptechs. A saída para o mercado imobiliário

Como usar a tecnologia para contornar a crise do COVID-19?

Deixe uma resposta