Suspensão do financiamento imobiliário; entenda como funciona.

Suspensão do financiamento imobiliário; entenda como funciona.

Após o início da pandemia do COVID-19 algumas medidas foram lançadas para ajudar a economia e povo brasileiro; a suspensão das prestações do financiamento imobiliário por dois meses foi uma delas.

No final do mês de março, após o Brasil ter decretado a necessidade do isolamento social para conter os avanços do COVID-19 (Coronavírus), a Caixa Econômica Federal possibilitou a pausa da cobrança das parcelas de financiamento imobiliário por dois meses ou por duas prestações para pessoas físicas e para empresas. 

Outras instituições bancárias também adotaram a medida, mas a Caixa por estar ligada a programas como o Minha casa minha vida é umas das mais relevantes para os brasileiros nesse aspecto, pois alcança a população de baixa renda.

A suspensão do financiamento imobiliário foi estendida automaticamente de dois para três meses (90 dias) para os dois tipos de beneficiados, que são: clientes de zero a até duas parcelas em atraso e clientes com 61 a 180 dias de dívida.

A medida alcança os contratos em novas obras; também contempla o financiamento de imóveis novos, com prazo de carência de 180 dias para contratos.

Entenda como o processo funciona e as implicações mais comuns no momento enfrentadas pelos brasileiros para solicitar essa pausa da cobrança de parcelas das prestações do financiamento imobiliário.


Quem tem direito à suspensão do financiamento imobiliário?

De acordo com o banco Caixa, pode ter o as prestações do financiamento pausadas as modalidades de empréstimos: 

  • CDC
  • Crédito pessoal
  • Financiamento habitacional
  • Crédito imóvel próprio

Para a pausa nas parcelas do financiamento imobiliário por três meses as regras variam de acordo com os clientes, mudando entre os que estão em dia ou até com duas parcelas atrasadas (dois meses) e com os clientes que possuem atraso de dois a seis meses (61 a 180 dias) das parcelas. 

Clientes com até dois meses de atraso podem pedir a suspensão automática das parcelas, enquanto o segundo grupo necessita negociar  pedido com o banco.

Não há limites para o valor do contrato, sendo assim a medida alcança tanto as pessoas físicas, englobando programas como o Minha casa minha vida, quanto as empresas.

Como solicitar a pausa da cobrança de parcelas

A primeira forma é pelo aplicativo da Caixa; ele se chama Aplicativo Habitação Caixa e está disponível para os smartphones com sistemas operacionais Android, na Google Play, e para os IOS, na App Store.

Primeiro passo ― Baixe o app

Baixe o aplicativo e o abra, abaixo você pode ver como é o ícone dele.

Cliquei aqui para baixar o app para Android

Clique aqui para baixar o app para iPhone

Aplicativo Habitação Caixa ― Foto: Reprodução/Caixa

Segundo passo ― Insira seus dados

Role a tela até o final e clique em “Solicitar Pausa”. Uma nova interface aparecerá, faça o login no app usando seu número de CPF. Após estar logado você terá acesso às orientações e precisará clicar em “Próximo” para prosseguir. 

Informe seu número de telefone ao app e AUTORIZE a Caixa a enviar SMS para o atualizar sobre sua solicitação, para isso clique no ícone abaixo do campo destinado à inserção do número de telefone.

Para finalizar, na parte inferior da tela  você confirma o pedido clicando em “Solicitar pausa”.

Terceiro passo ― Aguarde o recebimento do SMS

Pronto, a solicitação foi feita. Anote o número de protocolo que aparecerá na tela do app após ter feito o processo, é muito importante que faça isso para acompanhar o seu pedido. A previsão é de que a Caixa enviará um SMS confirmando a pausa em no máximo 3 dias.

Os clientes com até duas parcelas atrasadas também podem solicitar a pausa no financiamento imobiliário por meio dos telefones: 3004 1105, para capitais e 0800 726 0505, para as outras cidades. 

O segundo número (0800 726 0505) também pode ser usado para quem é cliente com mais de dois meses de atraso e precisa realizar negociação da pausa junto ao banco.

Os atendimentos por telefone funcionam de segunda-feira a sexta-feira; das oito horas da manhã às oito horas da noite.

Quando esses valores serão pagos?

As parcelas que foram pausadas serão pagas no futuro de forma diluída. As informações são de que o valor será distribuído entre a quantidade de parcela faltante até o financiamento acabar, ou seja, o valor não será cobrado em uma única vez. 

Problemas encontrados pelos clientes da Caixa

Dentro da internet algumas pessoas manifestaram relatos de como tem sido o processo de solicitação da pausa no financiamento imobiliário, muitas relatam alguns problemas enfrentados, como a dificuldade de acessar o aplicativo e solicitar a pausa; o SMS de confirmação não chegar dentro do prazo, mesmo ele sendo estipulado para até três dias e o valor ser cobrado mesmo após ter sido aprovada a pausa da cobrança de parcelas.

A Caixa, eu sua página, responde algumas dessas dúvidas:

A recomendação para quando o pedido é feito, mas o SMS não chega é para aguardar até o recebimento dele, que deverá vir em três dias. Entretanto, por causa da quantidade alta de solicitações pela pausa e alta utilização da plataforma pode ser que a mensagem atrase e demore um pouco mais do que o estipulado. 

Sobre o valor ser cobrado mesmo após a suspensão ser aprovada, a orientação continua sendo para aguardar o recebimento do SMS. Porém, há relatos de quem foi favorecido pela pausa e após a cobrança ter vindo o saldo na conta ter ficado negativo. Nesse caso, entre em contato com a Caixa para tentar resolver o ocorrido.

Lembrando que a medida é válida a partir do dia que ela foi solicitada, se for assim aprovada.

Com a alta demanda de acessos no aplicativo e com as pessoas também ligando pelos telefones disponíveis é possível que haja dificuldades em receber atendimento, mas continue tentando contato.

Leia também esse outro conteúdo sobre esse momento que vivemos: Proprietários e locatários devem estar atentos ao contrato de aluguel

Deixe uma resposta