Peer to peer lending e crowdfunding. As alternativas para o mercado imobiliário

Peer to peer lending e crowdfunding. As alternativas para o mercado imobiliário

Os modelos de peer to peer lending e crowdfunding têm se popularizado como alternativas dentro da economia por causa da atual situação financeira do Brasil mediante à crise do COVID-19

De acordo com dados divulgados pelo IBGE no final de mês de maio, o primeiro trimestre de 2020 sofreu uma queda de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto), isso comparando os valores ao trimestre anterior. Agora, também houve queda comparado ao mesmo período de 2019, mas foi de 0,3%. Esse cenário de declínio na economia é o pior desde a retração de 2,1% no ano de 2015.

Tudo isso acontece por causa da atual situação do Brasil, todos os setores da indústria estão sofrendo os impactos econômicos desse período, inclusive o mercado imobiliário. 

Por esses motivos entenda o que são essas alternativas de capitalização, elas pode ser mais que necessária para novos e antigos projetos nessa época.


O que é crowdfunding?

Fazer um financiamento convencional pode ser algo difícil neste período de crise. Saber o que é crowdfunding pode ajudar empresas a se reerguerem ou iniciarem seus negócios, pois podem utilizar esse modelo para juntar capital.

Em tradução livre “crowdfunding” significa “financiamento colaborativo”, é uma espécie de “vaquinha” em prol a determinada idéia, projeto, ação ou causa. Qualquer segmentos da indústria podem utilizar essa modalidade de financiamento. 

O crowdfunding foi criado recentemente, ainda em 2006, mas já tem ganhado adeptos ao longo do mundo. No Brasil ele ainda está se popularizando, porém em alguns segmentos ele já se mostra algo mais forte, como em ações sociais. 

Como funciona o crowdfunding?

Provavelmente o maior questionamento das pessoas seja: “o que eu vou ganhar em ajudar no financiamento de terminada empresa, projeto, ação ou outra coisa?” 

Essas dúvida é plausível, afinal, a pessoa estará entregando uma determinada quantia de seu dinheiro a um estranho. Mas essa modalidade de financiamento tem dois princípios básicos:

  • Ajudar algo que você acredita
  • Receber algo em troca pela ajuda

É comum que algumas empresas entreguem recompensas para os investidores, variando qual brinde é de acordo com o valor investido. Em alguns casos também são oferecidas a possibilidade de participação futura no projeto ou coisa similar.

O comum é que seja colocado um valor de arrecadações e um prazo como meta,  a campanha fica aberta detro desse período estabelecido. Esses crowdfunding são postados em sites especializados nisso, como o Catarse, um dos maiores desse segmento dentro do Brasil. 

Existem duas possibilidades para quando não se chega ao valor esperado dentro do prazo estipulado, a primeira é devolver o dinheiro de todos os investidores e a segunda é fazer os investimentos todos em tempo real e sem retorno, independente de a meta ser alcançada. Tudo depende da finalidade e proposta do projeto.

As plataformas que organizam essa modalidade de financiamento ganham uma pequena porcentagem em cima do valor arrecadado. Esses sites podem ser de conteúdos diversos ou podem ser mais especializados em apenas um nicho. 

É importante lembrar que um projeto estar em uma dessas plataforma não dá seguridade de sucesso para ele, é preciso investir na divulgação da ideia e atrair pessoas dispostas a contribuírem.

O que é peer to peer lending

Peer to peer lending é uma modalidade de investimento de uma pessoas para outra pessoas; essa modalidade de financiamento também é chamada de empréstimo coletivo. A ideia é investir em algo por meio da economia compartilhada. 

Assim como o crowdfunding, o peer to peer lending é recente e está em desenvolvimento no mercado financeiro. Sua data de criação é o ano de 2005 e o local de surgimento é a Europa.

Ele é representado pela sigla P2P lending, que usa o número “2” como um trocadilho em inglês, já que esse número tem o mesmo som que a palavra “To” (significa “também” em inglês). 

A ideia é realizar negociações e empréstimos sem a necessidade de intermédio de um uma instituição financeira, ou seja, sem altas burocracia. 

o P2P lending também oferece baixas taxas de juros e a possibilidade de receber empréstimos de diferentes pessoas para alcançar determinado montante.

Como funciona o P2P lending?

No P2P lending uma pessoas pode investir seu dinheiro por meio de tesouro direto ou outras modalidades de crédito. O dinheiro é emprestado e depois ela pode recebê-lo com juros futuramente.

Existem plataformas que fazem esse trânsito entre investidor e as pessoas, físicas ou jurídicas, que buscam por crédito. Funciona da seguinte maneira: 

O investidor precisa abrir uma conta na plataforma e escolher onde irá aplicar seu dinheiro. As opções apresentam quais são os riscos, quais serão os retornos e as informações básicas da outra pessoa.

Por que o peer to peer lending e crowdfunding são boas opções para o mercado imobiliário?

Diante da situação atual em que o Brasil está muitas empresas estão falindo, demitindo funcionários e no mercado imobiliário a situação não é diferente. A quantidade de negociações feitas nesse setor tem caído por causa do isolamento social e da pandemia. 

Algumas grandes imobiliárias conseguem garantir-se neste período, mas essa não é a realidade de todas. Para poder sobreviver é preciso adotar uma série de medidas financeiras, uma delas tem sido a realização de empréstimos; entretanto, as modalidades de financiamento convencionais não contemplam todos os casos. 

É em meio a essas circunstâncias que o P2P lending e o crowdfunding estão se apresentando como possíveis saídas para driblar a crise. 

Hoje em dia até existem algumas empresas de financiamento destinadas ao próprio mercado imobiliário, como a Urbe.me; ela já trabalhou com o crowdfunding, mas hoje atua apenas na área do P2P lending.

Fazer empréstimos colaborativos, seja com o auxílio de vaquinhas online ou com o P2P lending, é algo possível para os dois lados do setor imobiliário; tanto para as incorporadoras, imobiliárias, construtoras e corretores, quanto para as pessoas que buscam por casas e apartamentos.

Para sempre estar atualizado nas últimas tendências do mercado imobiliário, não deixe de ler outros conteúdos deste blog. Todas as semanas você encontra o que tem de mais atual e importante neste setor! 

Deixe uma resposta