Regtechs, Fintechs e Proptechs. A saída para o mercado imobiliário

Regtechs, Fintechs e Proptechs. A saída para o mercado imobiliário

A tecnologia para o mercado imobiliário está o transformando, o fazendo crescer e prosperar; com a inovação surgem novos termos e é muito importante entender cada um deles.

Desde que a Internet foi criada em 1969, inicialmente com outro nome e com a finalidade de ligar laboratórios de pesquisa na Califórnia (EUA), a evolução tecnológica disparou em crescimento, sempre surgiram novas ideias, termos, conceitos e isso é visto de forma cada mais feroz nos dias atuais.

Tudo que a Big Data pode oferecer, o grande volume de dados, a velocidade e a variedade das informações proporcionam cada vez mais serviços personalizados e mais eficazes aos consumidores de todos os setores do mercado, um deles é o da compra, venda e locação de residências, de fato a tecnologia para o mercado imobiliário o mudou muito, o fazendo novo!

Existem alguns termos que fomentam a inovação desse setor, sendo eles: Regtechs, Fintechs e Proptech; por serem relativamente novos no mercado é comum que muitos confundam as definições de cada um ou até mesmo não saibam defini-los corretamente. 

Esse momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19) é uma oportunidade para mudança; é a hora de conhecer o novo mercado e apostar em tecnologia de ponta para sua imobiliária, portal ou startup. 

Conheça agora um pouco mais do que são as Regtechs, Fintechs e Proptechs.


O que é uma Fintechs?

A começar pela origem da palavra: ela vem da junção de dois termos da língua inglesa, financial e technology, a tradução de forma livre deles significam financeiro e tecnologia, respectivamente; juntos eles expressam a ideia de tecnologia no setor financeiro, ou seja, tecnologia financeira

Essa modalidade de empresa tem como ideal facilitar a vida do consumidor e aprimorar o setor de finanças, o implementando no meio digital e não mais no físico. 

Torna-se uma Fintech significa dar ao consumidor e também ao funcionamento interno de determinada empresa a possibilidade realizar pagamentos e transações por aplicativos nos smartphones ou por outros dispositivos, como computadores e tabletes. 

O custo benefício desse sistema é muito bom para ambas as partes, pois as duas podem ser contempladas com lucro, como o fato dos consumidores economizarem tempo de ir a uma agência financeira para realizar uma simples ação e poderem ter acesso por meio dos canais digitais a suas contas, dados e serviços; enquanto que para a empresa é apenas necessário um espaço online e não uma sede física, economizando dinheiro também.

Elas estão presentes em diversos segmentos do mercado, mas é mais comum as ver atuando como alternativas bancárias, meios não tradicionais de transações financeira, como é o caso do Nubank, banco digital em formato de startup que atua no Brasil com o propósito de facilitar a vida do usuário.

O que é uma Proptech?

Esse termo é muito confundido com o anterior, Fintech, mas o segmento é um pouco diferente sendo ele uma própria tecnologia para o mercado imobiliário.

Surgiu no início do século e derivou também de palavras do inglês: real estate technology ou property technology, que em tradução passam a ideia de tecnologia imobiliária ou de tecnologia de propriedade. 

As empresas que utilizam tecnologia Proptech também atuam de forma digital (é isso que significa o sufixo tech visto nesses novos termos); elas modificam o mercado imobiliário a partir do momento que propõem o emprego da tecnologia para aproximar e facilitar a vida dos consumidores e expandir os serviços imobiliários na web. 

Atualmente é bastante comum ver essa modalidade de empresa em portais imobiliários e startups do ramo, mas algumas imobiliárias mais tradicionais também estão aderindo à novidade.

Essa setor continua a se desenvolver e apostar em mecanismos para desburocratizar o mercado imobiliário, então ainda surgirão novos aparatos tecnológicos e novas ferramentas para contribuir com a área, mas por enquanto já é possível citar algumas tecnologias bastante interessante usadas para negociações de imóveis, sendo elas:

  • Blockchain

É uma espécie de dados compartilhados e distribuídos a respeito de transações financeiras, proporcionando maior fluidez nas negociações.

  • Geolocalização

Por meio da localização de um bem, como casa ou apartamento, e de uma pessoa é possível restringir a busca a determinado local, o que facilita a procura por um imóvel. Para as imobiliárias também é possível utilizar esse mecanismo para avaliar a região e cotar os valores das residências, por exemplo. 

  • Criptomoedas

Também conhecidas como moedas digitais ou bitcoins, elas podem ser usadas para transações financeiras online com a própria moeda da internet. Esse sistema elimina a necessidade de terceiras pessoas/empresas para a transação, que inclusive pode ser feita entre paíse.

  • Big Data

Como já explicado, Big Data é o grande  volume de dados online, a velocidade e a variedade das informações deles; usar essas informações para conhecer o consumidor e criar algo personalizado para ele abre novas oportunidades de negócios.

  • Realidade virtual

Pense em ver o imóvel em vídeo 360o sem precisar ir até ele, é isso que a realidade virtual proporciona, uma experiência imersiva apenas assistindo um vídeo.

O que é uma Regtech?

Como último termo explico o que é Regtech. Também derivado do inglês (regulatory technology), significa tecnologia regulatória, no sentido de organização e de governança. 

A ideia desse setor é proporcionar, também por meio da tecnologia, de forma barata e especializada serviços de regulamentações legais, governamentais de procedimentos. Não deixa de ser uma vertente das Fintechs, pois também trabalham com o financeiro, mas fazem algumas coisas além delas.

O objetivo é simples, usar a inteligência artificial, o Big Data e sistemas de automação para corrigir erros, problemas burocráticos e de ordem legal. 

Aposte nas tecnologia para o mercado imobiliário

O rápido avanço tecnológico impulsiona todos o setores do mercado, você viu o que é uma Fintech, o que é uma Proptech e também o que é uma Regtech, mas de nada vale conhecê-las se não imergir nesses novos formatos para empresas. 

Esse setor no Brasil emprega bastante burocracia nos meios tradicionais, mas a tecnologia para o mercado imobiliário cresce e inova a área fomentando novas possibilidades e mais conhecimento, aproximando as pessoas e gerando oportunidades de negociações mais rápidas e benéficas para todas as partes. 

Investir nessas tecnologias pode impulsionar o mercado, melhorar o retorno financeiro e a experiência do consumidor no setor imobiliário.

Deixe uma resposta